Empresa incubada na UP fabrica madeira plástica

Posted on 31/03/2011 por

1


Imagem ilustrativa de casa decorada com madeira plástica.
A Madeplast, empresa locada na Incubadora de Projetos e Empresas da Universidade Positivo (UP), está fabricando em caráter experimental madeira a partir do plástico. O material é utilizado na construção de decks, forros, cercas, pisos, bancos, dentre outros produtos.

O projeto recebeu em fevereiro o Prêmio Ozires Silva, que contempla as melhores ideias voltadas ao desenvolvimento sustentável da sociedade, nos setores: agronegócio, cívico e público, industrial, entre outros.

Para a produção do produto são utilizados apenas resíduos. Ou seja, o plástico usado é reciclado. Além disso, a serragem, que normalmente tem como destino a queima, também faz parte da criação.

Visualmente as diferenças entre a madeira plástica e a madeira natural são praticamente imperceptíveis, inclusive o cheiro de ambas é muito semelhante. Existem duas linhas de madeira plástica que se diferem pela cor e pelo formato.

De acordo com o funcionário da empresa fabricante, Renato Melo, a criação da madeira plástica nasceu justamente do cuidado com o meio ambiente. “Houve a preocupação com a sustentabilidade, então surgiu a ideia de misturar o plástico com a madeira. Algo que é ecologicamente correto e traz um diferencial muito grande dentro do mercado”, explica.

Além disso, Renato aponta outras vantagens da madeira produzida por meio do plástico. “A madeira plástica não tem nenhum problema com o tempo, inclusive a garantia é de dez anos. Ela não perde coloração, não sofre ação de pragas, nem é sensível ao tempo, ou seja, ar resistência dela é melhor”, finaliza.

Diego Sarza

Posted in: Geral