Coral UP abre inscrições para novos participantes

Posted on 04/04/2011 por

0


Maestro acompanha o ensaio dos alunos ao piano (Foto: Dilair Queiroz)

O Coral Universidade Positivo (UP) está com inscrições abertas para novos cantores. Os ensaios acontecem duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, antes do início das aulas noturnas. A novidade desse ano é que, além de aceitar alunos e funcionários, o Coral UP foi aberto à participação da comunidade externa.

Criado em 2008, o coral foi idealizado para ser uma atividade cultural dentro da universidade. O maestro Martinho Lutero Klemann, que coordena o coral, explica que os ensaios são pautados na teoria musical e em exercícios de relaxamento, respiração e vocalização. “Nós fazemos exercícios de técnica vocal, ensaiamos em separado cada um dos naipes de vozes – soprano, contralto, tenor e baixo – fazemos a conexão entre os naipes, acertando afinação, ritmo, emissão vocal e, por último, a interpretação artística da obra.”, explica.

Sem exigir que o corista tenha algum conhecimento anterior de música, o Coral UP abre espaço para todos os interessados. A estudante de Turismo, Luma Knevels, participa do coral desde a primeira formação. “Estudo música desde 2004, então entrei no coral para não perder o ritmo. Não posso dizer que é fácil estudar música. Principalmente quem não conhece a teoria, fica um pouco perdido mesmo com uma partitura na mão, mas com muita determinação e estudo, consegue-se melhorar muito.”, conta.

Ao longo do ano, o coral realiza apresentações gratuitas dentro e fora da UP. No repertório, músicas populares e clássicos internacionais – de Caetano Veloso a Beatles.

Dilair Queiroz

Anúncios
Posted in: Cultura, Dicas, Eventos