Poluição gerada por carros traz danos à saúde

Posted on 24/04/2011 por

0


Motoristas que passam muito tempo em meio a poluição gerada pelos carros estão sujeitos a adquirir doenças causadas por poluentes que vêm da queima de combustíveis fósseis. Quanto mais tempo em meio ao trânsito, mais o motorista está propenso a contrair esses problemas de saúde.

Segundo a médica Lorete Follador, a frequente inalação desses poluentes pode provocar cefaléia (dores de cabeça), coriza, tosse seca, vômitos e aumenta o risco de insuficiência coronariana (distúrbios que envolvem a circulação das artérias coronarianas e, consequentemente, afetam a irrigação do miocárdio músculo do coração). O monóxido de carbono causa também irritabilidade diversas.

Um estudo feito com ratos, publicado pela revista Environmental Health Perspectives, expôs ratos aos poluentes gerados por queima de combustíveis fósseis por 15 horas por semana durante dez semanas. A exposição resultou danos consideráveis nos cérebros dos ratos expostos. Neurônios envolvidos na aprendizagem e a memória apresentaram modificações e os cientistas detectaram sinais de inflamação associados ao envelhecimento precoce e à doença de Alzheimer.

Ainda não foi comprovado que os mesmos efeitos ocorram em humanos, mas cientistas do estudo fazem pesquisas avançadas para chegar a uma conclusão. No entanto, médicos recomendam que pessoas que não têm como evitar essa exposição diária ao trânsito tenham hábitos saudáveis para diminuir os efeitos causados pela poluição.

Isabella Mayer

Anúncios
Posted in: Dicas, Estudo, Geral