Páscoa: utilize o chocolate a seu favor

Posted on 25/04/2011 por

0


A páscoa está chegando e os chocolates já estão a venda em mercados, padarias, confeitarias, lojas de doces. Essa delícia irresistível pode sim ser benéfica a saúde, desde que consumida moderadamente.

O chocolate é rico em carboidratos que são fontes de energia, por isso pessoas que possuem um metabolismo mais lento, degradando com mais dificuldade os açúcares e gorduras, armazenam estes com mais facilidade podendo ter problemas com relação ao controle do peso.

Ele também libera endorfina e serotonina no organismo. Esses hormônios causam sensação de bem-estar. E, segundo a nutricionista Mariana Piemonte Moretão, podem melhorar o humor e o desempenho em realização de atividades que necessitem de muita energia, seja ela intelectual ou física.

Uma quantidade de 100 gramas pode conter 580 calorias dependendo do tipo de chocolate. Há cinco tipos disponíveis no mercado que possuem diferentes benefícios e malefícios: ao leite, amargo, branco, diet e light. O tipo mais aconselhável, de acordo com nutricionistas, é o chocolate amargo. Aqueles que possuem mais de 70% de cacau apresentam uma quantidade considerável de flavóides, substância antioxidante que age como protetor cardiovascular e reduz a oxidação do LDL (colesterol ruim).

O menos indicado é o branco, por não possuir propriedade benéficas em sua composição e nenhum antioxidante. Quanto mais complementos como amendoins, nozes, cremes e cristais de açúcar, mais calórico e menos benéfico o chocolate se torna.

Isabella Mayer

Anúncios
Posted in: Dicas, Eventos, Geral