A importância do consumo consciente

Posted on 28/04/2011 por

0


Minimizar o impacto causado pelo consumo humano é um dos principais desafios da sociedade atual. A sustentabilidade vem para tentar equilibrar os interesses privados com a proteção do meio ambiente. Para evitar que os recursos naturais do planeta não se esgotem nas próximas gerações, ela está norteando as atividades do setor agrícola e também de diversas empresas e comerciantes. No entanto, com pequenas ações no cotidiano também é possível trazer essa realidade para dentro de casa.

No Brasil, desde 1988 com a edição da Constituição Federais, as práticas sustentáveis estão sendo exigidas com mais ênfase pelo poder público e a sociedade. Para a professora de gestão ambiental, Bettina Amorin, a sustentabilidade é eficaz quando traz benefícios sociais e ambientais.

”Nós temos uma melhoria a partir do momento que pessoas entendem o seu papel na sociedade, reduzindo, reutilizando e reciclando materiais. As ações são variadas desde utilizar papel reciclados para tirar cópia no campus até reaproveitar água da chuva. São práticas que evitam a poluição, que reduzem o consumo de material que não é reciclado, enfim, uma tomada de consciência generalizada”.

A estudante de jornalismo, Silvia Serpe, acredita que a conscientização é a principal maneira de inserir a sustentabilidade no dia-a-dia. “Não adianta pensar que só porque o vizinho não recicla o lixo de nada vai adiantar você reciclar. Acredito que se cada um fizer a sua parte faz a diferença no futuro”.

Manuela Ghizzoni

Como você pode fazer a sua parte

Anúncios
Posted in: Geral