Enade 2011 traz mudanças para os estudantes

Posted on 29/04/2011 por

0


O Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – deste ano será realizado no dia 6 de novembro e aparece cheio de novidades, informa a Portaria do Ministério da Educação (MEC) publicada no Diário Oficial.

A primeira mudança é a de que os alunos que acabaram de ingressar no ensino superior e realizaram o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – em 2009 ou 2010 estão dispensados de realizar a prova. Vale lembrar que mesmo não obrigados a fazer a prova, esses alunos devem fazer a inscrição e se cadastrar normalmente.

O Enade é uma avaliação feita pelo MEC anualmente e que envolve os estudantes que estão ingressando nas universidades e os que estão no último ano do curso. Esse exame tem como objetivo avaliar os cursos de ensino superior e relacionar o desempenho dos alunos com os conteúdos, as habilidades e com as competências.

Como a prova do Enade é obrigatória para esses alunos – ingressantes e concluintes -, quem não comparecer no dia fica com a situação irregular no MEC. Para ficarem com a “ficha limpa” e conseguirem ter o diploma, esses alunos precisam fazer a prova do ano seguinte. E é aí que entra a outra novidade: essas inscrições de alunos irregulares serão feitas pela própria universidade, que automaticamente regulariza novamente o estudante.

Estão dispensados os alunos que colarem grau até 31 de agosto deste ano e também os que estiverem realizando atividades curriculares fora do país na data da prova. As inscrições vão de 18 de julho a 19 de agosto. O exame no dia 6 de novembro tem início às 13 horas.

Por Maria Ester Niespodzinski

Anúncios
Marcado: ,
Posted in: Geral